Ficar atento à rega no inverno garante sobrevivência de plantas, apesar da baixa temperatura.
Agora que a estação mais fria do ano chegou, as plantas e flores necessitam de cuidado especial. O principal deles, segundo especialistas, é ficar atento à rega.
— Reduza as regas e regue pela manhã, cuidando também das pragas comuns nessa época. Espante lesmas e caramujos com soluções caseiras, à base de fumo ou alho. Devido à dormência no inverno, deixe para fazer a adubação somente no início da primavera e aproveite para remover galhos secos e doentes, que costumam prejudicar as plantas — explica a paisagista Jaíce Di Próspero.
O paisagista holandês Gustaaf Winters explica que, com pequenos cuidados, as plantas passarão pelo inverno e voltarão a florescer na primavera. Mesmo as que gostam mais do verão:
— Se a planta estiver dentro de casa, não há necessidade de cuidados adicionais. Para as que estão fora, e que são espécies que não aguentam o frio, uma poda (de moderada a drástica) poderá garantir que passem o inverno sem sofrer danos. Na primavera, florescerão de novo.
Pragas
Como evitar as pragas?
Nesse período, não podemos descuidar das doenças e pragas que costumam atacar mais as plantas, devido ao frio, à umidade e ao vento. Há vários produtos disponíveis no mercado e já na dosagem certa para cuidar de suas plantas. Recomendo o óleo de Neem, que pode ser encontrado concentrado ou em embalagens prontas para uso. Ele combate lagartas, insetos e ácaros, e deve ser aplicado a cada 15 dias nas plantas afetadas. Outro repelente ótimo é a calda de fumo, também pronta, que combate pulgões e cochonilhas.
Atenção
Como fazer a prevenção, para que as pragas não apareçam?
Fique atento às lesmas. Elas podem invadir o jardim, se não forem controladas. O ideal é vasculhar os cantos escuros e úmidos do jardim para encontrá-las.
Adubação
Que adubo se deve usar?
Em geral, no inverno, a adubação é muito importante, mas um processo voltado para as raízes das plantas, usando adubos com elevado teor de fósforo como o NPK 4-14-8. Adubos que tenham bastante cálcio e magnésio também. A cinza da queima da madeira é muito interessante, mas não podemos usar a da churrasqueira, que está cheia de sal e gordura do churrasco. Isso pode até matar as plantas.
Calor
O que se deve fazer com as plantas típicas de verão?
Para quem tem plantas em potes ou cuias, como a samambaia e o véu de noiva, o ideal é colocar os vasos em locais mais protegidos do vento, mas sem deixar faltar luminosidade. Ou até em locais mais claros do aqueles em que estavam. Assim que a pessoa perceber folhas com manchas secas (deixadas por lesmas), bolorezinhos (mofo cinza ou botritis) ou bolinhas brancas peludinhas (pulgões), já pode iniciar os tratamentos adequados para tornar as plantas saudáveis.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!