A Árvore de Natal e seus significados

A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares das celebrações natalinas. Seguindo a tradição, as famílias enfeitam a árvore com objetos que simbolizam a data (como bolas de várias cores, pinhos, neve artificial e etc) e luzes coloridas.

O pinheiro é a planta escolhida para simbolizar a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantêm verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas. O costume de enfeitar árvores de Natal é comum entre católicos, protestantes, ortodoxos e mesmo por ateus ou agnósticos.

Origem da árvore de Natal

Alguns pesquisadores e estudiosos das tradições cristãs dizem que a árvore de Natal surgiu por volta do ano 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. De acordo com a lenda, Lutero caminhava pela floresta e ficou encantado com a visão de um pinheiro coberto de neve e sob o brilho das estrelas no céu. Quando chegou em casa, tentou reproduzir para seus familiares a linda imagem que havia visto, usando galhos de um pinheiro, algodões (para simbolizar a neve) e algumas velas e outros adereços, imitando as estrelas.

Outra versão alega que as árvores de Natal, da forma como são conhecidas atualmente, surgiram na Alemanha entre o século XVI e XVIII. A tradição só chegou nos Estados Unidos e à outros países europeus no século XIX. No Brasil, o costume entre os cristão de enfeitar árvores de Natal só apareceu no começo do século XX.

Dia de montar a árvore de Natal

No que diz respeito a tradição católica, a árvore de Natal é geralmente montada no final do mês de Novembro. Nos Estados Unidos há o costume de preparar a árvore de Natal, assim como os demais enfeites para as celebrações natalinas, logo após o Dia de Ação de Graças, que acontece na 4ª quinta-feira do mês de Novembro.

A tradição ainda manda não montar a árvore de Natal de uma só vez, mas sim ir montando-a aos poucos. A partir do dia 17 de Dezembro os preparativos finais devem ser feitos, para a árvore ficar completa para o dia 24 de Dezembro, Véspera de Natal.

Tradicionalmente, no dia 6 de janeiro – Dia de Reis (celebrando a chegada dos Três Reis Magos à cidade de Belém, onde se encontraram com Jesus Cristo e o presentearam – a árvore de Natal é desmontada.

Algumas supertições rondam o ato de preparar uma árvore de Natal, uma delas é a de que a árvore deve ser montada e enfeitada por sete anos seguidos, sem falhas, caso contrário o ano seguinte será marcado por azar.

O significado das velas de Natal

As velas que colocamos pela casa na véspera de Natal são para desejar que o ano que vem seja melhor que o ano que estamos prestes a deixar. Muitas pessoas acendem as velas fazendo pedidos, que normalmente estão associados com o dinheiro, a saúde e o amor para o ano que está prestes a começar.

O significado da Guirlanda

A coroa de Natal tem dois significados segundo as suas cores: a cor verde é sinal de luz e de vida e o vermelho é sinal de proteção. Portanto, a coroa de natal é um símbolo da vida eterna.

A tradição das Pinhas

As pinhas são elementos decorativos muito utilizados no Natal, sobretudo para decorar a árvore ou os centros de mesa. Estas tem um duplo significado: por um lado, simbolizam o secreto, uma fez que estão fechadas, e por outro lado a união que deve existir em família. Além disso, as pinhas são sinal de esperança e representam a imortalidade.

As bolas da árvore de Natal

Normalmente no Natal gostamos de decorar a árvore com muitas bolas coloridas, mas certamente que nunca paramos para pensar o porquê desta tradição. Elas representam as maçãs que eram penduradas na antiguidade das árvores sagradas para fazerem com os espíritos da natureza e fecundidade voltassem à Terra.

O Bom Velhinho

Papai Noel é o nome do bom velhinho de roupas vermelhas e longas barbas brancas que surge na véspera do dia de Natal com um saco de presentes para dar às crianças bem comportadas. Esta é a lenda mais difundida na cultura ocidental que, possivelmente, surgiu com base na figura de São Nicolau.

Segundo a lenda, São Nicolau era um bispo nórdico que tinha o hábito de ajudar as pessoas pobres. De acordo com a tradição, o bispo colocava um saco com moedas próximo à chaminé da casa de quem seria beneficiado.

A figura do simpático velhinho, gorducho, que trajava casaco vermelho debruado com pelo branco, cinto e botas pretas, foi criada pelo alemão Thomas Nast em 1866. A popularidade do Papai Noel é atribuída à forte influência da marca Coca-Cola, que lançou uma campanha publicitária em 1931 utilizando a imagem criada por Nast.

Para os americanos, o Papai Noel vive no Polo Norte. Já para os europeus, sua casa é na Lapônia, Finlândia. Anualmente as crianças enviam para os correios cartas endereçadas ao Papai Noel com pedidos de presentes. Em Portugal, o Papai Noel é conhecido por Pai Natal.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *